quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Granada e Alhambra, perfumadas a Jasmim

No sopé da Serra Nevada, a mais alta cordilheira ibérica,  na província de Andaluzia, fica a antiga cidade de Granada atravessada pelo Rio Darro. Cidade ocupada pelos Mouros no séc. VIII, e posteriormente pelos Reis católicos em 1492, florescendo esplendorosamente desde então.

º Alhambra e Generalife. Declarado como Património Mundial da UNESCO, desde 1984, é o ex-libris de Granada, tem sido alvo de sucessivos restauros. Tendo sido começado a edificar em 1238, por Muhammad I Al-Ahmar, fundador da Dinastia Nazarí, consiste num complexo de palácios e jardins, que guardam Granada do topo da colina Sabika.


Este complexo é constituido por três partes: Generalife, Palacios Nazaríes e  Alcazaba.
-» Generalife. Compreende os jardins baixos, o palácio e os jardins altos. Foi construido como lugar de recreio dos reis de Granada, quando estes quisessem sair da vida oficial dos palácios.


-» Palacios Nazaríes. Constituido por três palácios, cada um construído numa época diferente: Palácio del Mexuar, Palácio de Comare e  Palácio de Los Leones.







-»Alcazaba. Uma das partes mais antigas de Alhambra, constitui a área militar do recinto.

É necessario uma manhã ou uma tarde inteira para visitar Alhambra. Pelo menos 3 horas, para ver os principais monumentos com calma. Aconselho a levarem água e sapatos confortáveis.

Os Palácios de Nazaríes são a atracção principal de Alhambra, sendo necessário marcação prévia, pois para estes Palácios as entradas são limitadas. No meu caso, marquei  3 dias antes e só consegui entrada neste pálacio às 19h00.
Existem vários tipos de Bilhetes, eu comprei o Geral diúrno, custa14 euros/pessoa, mas vale a pena.
Podem comprar os Bilhetes no site do banco "la Caixa" em:
depois levantam o bilhete à porta do parque, tem lá máquinas especificas para imprimir os bilhetes. Atenção! Devem levar o cartão com o qual fizeram a reserva.

º Albaicín. Bairro da cidade de Granada localizado frente a Alhambra, onde é possível ver os vestígios de um passado mourisco, nas casas e jardins.

º Sacramonte. Bairro onde outrora viviam os ciganos da cidade, em grutas que perfuram a colina. É possível ver por aqui espectáculos de flamenco.

º Catedral




º Mirador de San Nicolás. Tem uma vista fantástica sobre a cidade, vale a pena a árdua subida da colina.



... percorrendo  Granada, entre ruelas estreitas ou avenidas, a cada esquina um monumento, uma surpresa, um doce aroma a Jasmim...




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly and PDF