quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Espanha: Costa del Sol

A breve passagem pela Costa del Sol, encontra-se integrada num roteiro que fiz a Andaluzia,  depois de ter passado por cidades encantadoras como Córdoba e Granada.

Málaga. É a segunda maior cidade de Andaluzia, a que fui só mesmo de passagem.

Torremolinos
Estância turística conhecida, com ampla vida nocturna, tem sido vitima  de um crescimento descontrolado e massificado, onde é possível fazer férias a custo económico...
Mais uma vez aqui só parei por pouco tempo, não gostei. Muito barulho, muita gente, e estávamos no final de Setembro!~
Felizmente, fiquei deliciada com a próxima localidade que visitei...

Marbella
Encantadora estância turística, com ruas estreitas e impecavelmente limpas, com praças, pátios e restaurante finos. É frequentada por membros da realeza, jet-set internacional, etc... tem como uma das principais atracções o golfe. O coração do seu centro histórico, é a Plaza de los Naranjos, onde é possível comer numa praça ao ar livre debaixo de laranjeiras.




Puerto Banús
A poucos km de Marbella, é um luxuoso portos de férias, construído nos anos 70, tem uma bonita praia e uma marina cheia de iates, carros e lojas de luxo. Muitos bares com diversos ambientes, pressupõe uma boa animação nocturna.




Sotogrande
É o maior resort de propriedade privada e residencial na Andaluzia, com cerca de 20km2 no sopé da Serra Almenara. Vale a pena uma curta paragem para ver a marina.


A viagem seguiu em direcção a Gibraltar....

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Granada e Alhambra, perfumadas a Jasmim

No sopé da Serra Nevada, a mais alta cordilheira ibérica,  na província de Andaluzia, fica a antiga cidade de Granada atravessada pelo Rio Darro. Cidade ocupada pelos Mouros no séc. VIII, e posteriormente pelos Reis católicos em 1492, florescendo esplendorosamente desde então.

º Alhambra e Generalife. Declarado como Património Mundial da UNESCO, desde 1984, é o ex-libris de Granada, tem sido alvo de sucessivos restauros. Tendo sido começado a edificar em 1238, por Muhammad I Al-Ahmar, fundador da Dinastia Nazarí, consiste num complexo de palácios e jardins, que guardam Granada do topo da colina Sabika.


Este complexo é constituido por três partes: Generalife, Palacios Nazaríes e  Alcazaba.
-» Generalife. Compreende os jardins baixos, o palácio e os jardins altos. Foi construido como lugar de recreio dos reis de Granada, quando estes quisessem sair da vida oficial dos palácios.


-» Palacios Nazaríes. Constituido por três palácios, cada um construído numa época diferente: Palácio del Mexuar, Palácio de Comare e  Palácio de Los Leones.







-»Alcazaba. Uma das partes mais antigas de Alhambra, constitui a área militar do recinto.

É necessario uma manhã ou uma tarde inteira para visitar Alhambra. Pelo menos 3 horas, para ver os principais monumentos com calma. Aconselho a levarem água e sapatos confortáveis.

Os Palácios de Nazaríes são a atracção principal de Alhambra, sendo necessário marcação prévia, pois para estes Palácios as entradas são limitadas. No meu caso, marquei  3 dias antes e só consegui entrada neste pálacio às 19h00.
Existem vários tipos de Bilhetes, eu comprei o Geral diúrno, custa14 euros/pessoa, mas vale a pena.
Podem comprar os Bilhetes no site do banco "la Caixa" em:
depois levantam o bilhete à porta do parque, tem lá máquinas especificas para imprimir os bilhetes. Atenção! Devem levar o cartão com o qual fizeram a reserva.

º Albaicín. Bairro da cidade de Granada localizado frente a Alhambra, onde é possível ver os vestígios de um passado mourisco, nas casas e jardins.

º Sacramonte. Bairro onde outrora viviam os ciganos da cidade, em grutas que perfuram a colina. É possível ver por aqui espectáculos de flamenco.

º Catedral




º Mirador de San Nicolás. Tem uma vista fantástica sobre a cidade, vale a pena a árdua subida da colina.



... percorrendo  Granada, entre ruelas estreitas ou avenidas, a cada esquina um monumento, uma surpresa, um doce aroma a Jasmim...




 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Espanha: Córdoba, uma Cidade com Encanto

A visita a cidade de Córdoba, durou um dia e ficamos alojados numa simpática residêncial no centro histórico.

Córdoba é um dos pontos turísticos da Andaluzia é uma cidade declarada como Património Mundial pela UNESCO.

Há cerca de 2000 atrás, durante Império Romano, foi capital da província. Mas a sua idade de ouro veio com os Mouros no século X,  quando Abd al Rahman III criou um califado independente com Córdoba por capital. Córdoba foi um centro de comércio, indústria e conhecimento, quando Judeus e Cristãos viveram entre Muçulmanos.
O encantador centro histórico de Córdoba, é constituído pelo o bairro judaico ou Judería, junto à grande Mesquita e às margens do rio Guadalquivir. Passear pelo coração do Córdoba é como se tivessemos parado no tempo, com ruas estreitas, casas caiadas de branco e pequenos pátios que convidam a entrar...

      Locais que merecem uma visita:
º Mezquita. Construída originalmente entre 785 e 787, por Abd Rahman I, foi evoluindo ao longo dos séculos, misturando diversos estilos arquitectónicos. No século XVI foi construída uma catedral no centro da mesquita, mais tarde parcialmente destruída. Bilhete: 8 euros



º Sinagoga (de pequena dimensão, ainda é possível observar as paredes decoradas e a escrita hebraica). Bilhete: Grátis


º Alcazar dos Reyes Cristianos. Palácio- fortaleza (construído em 1328). Bilhete: 4 euros



º Banos del Alcázar Califal. Bilhete: 2 euros

º Puente Romano e Puerta del Ponte (frente à Mezquita)




º Plaza de la Corredera (séc. XVII). Praça-arcada tem sido palco de touradas e outros eventos

                                                                                           ....

A poucos Km de Córdoba vale a pena uma paragem pelas ruínas da Medina Azahara. Construida no séc. X, por Abd Rahman III, teve poucas décadas de existência, tendo sido saqueada por invasores bereberes. Encontra-se actualmente em restauração e tem um museu de apoio muito interessante. Bilhete: gratuito




Curiosidades
Festival dos Pátios Cordobenses (Maio)

Sites com Relevância:

---------------------------------------------------------------------------
A visita a Córdoba fez parte de um circuito que fiz pela Andaluzia (Espanha).

domingo, 2 de outubro de 2011

República Dominicana - Punta Cana

A primeira Viagem que coloco no Blog, é um destino turístico bem conhecido dos portugueses, a  República Dominicana. 

"A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. A capital é Santo Domingo, embora Punta Cana seja o seu principal pólo turístico, tem aprox. 9.507.133 habitantes e uma área de 48,442 Km2.
Curiosidade: A República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo."
(in Wikipédia)
Relatório República Dominicana - Punta Cana (Maio de 2011)

Parti dia 9 de Maio com destino a Punta Cana, num voo de Sata Internacional, que durou cerca de 8 horas. Ao ver o aeroporto de Punta Cana,  fez-me de imediato esboçar um sorriso, pelo seus telhados de palha, um tanto ao quanto frágeis, bem típico claro está.


A República Dominicana é um pais cheio de cor, sorrisos e música, muita musica e alegria, embora o povo dominicano tenha uma vida humilde...
Ao chegarem tirem o relógio do pulso, desliguem o telemóvel, a vida aqui corre ao sabor do sol. Às 6, 7 ou mais tardar 8 horas da manhã, é tempo de acordar, pois o sol já vai alto, e o calor começa  a apertar...  e já muitas pessoas caminham pelos km de praias da costa.
A praia em Punta Cana é muito boa, de areias brancas,  mar cristalino e águas quentes compõem um quadro perfeito para umas férias de praia, para relaxar e descontrair um pouco do stress do dia-a-dia.




Hotel
O resort do Hotel Iberostar é composto por três hotéis, Punta Cana, Dominicana e Bavaro. À parte destes, encontra-se ainda o Hotel Iberostar Grand Bavaro  mais exclusivo. Fiquei alojada no Hotel Iberostar Punta Cana, que apresenta uma excelente relação qualidade preço. Boa comida, boas instalações, excelente praia em frente. Aconselho.





Excursão
Apenas fiz uma excursão à ilha de Saona. Fomos através de um operador local, o Capitão Gringo da Saona Tours. http://www.saona-tours.com/ Com bebidas e almoço (inclui lagosta). Preço 50 euros.

A excursão foi fantástica, saímos de Bahibay numas lanchas rápidas em direcção à ilha Saona, seguimos até à ponta da ilha, onde havia uma praia linda de morrer, onde estivemos cerca de 2horas a desfrutar da praia e a fazer snorkel numa zona com corais e peixinhos coloridos... foi fabuloso!!! Depois do almoço, e provarmos as lagostas grelhadas (que boas que estavam!) seguimos para a zona de piscinas naturais, onde o nosso capitão fez connosco um brinde dentro de água, divinal....!



Adorei a viagem à Republica Dominicana. As férias foram óptimas e deu mesmo para descansar.

É um destino aconselhado a quem gosta de estar de papo para o ar e dar bons mergulhos!

sábado, 1 de outubro de 2011

Vamos Viajar com a Ritinha

Amigos,
Hoje é o primeiro dia deste Blog "Viajando com a Ritinha", sejam Bem-Vindos
Neste Blog fala-se de uma das minhas maiores paixões que é VIAJAR. Tenho a expectativa de partilhar com todos vós algumas das minhas viagens e que vocês partilhem comigo também as vossas experiências.

Beijinhos Ritinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly and PDF